SERGIO BELINCHÓN
DEZEMBRO 2016

01

FICHA TÉCNICA
“Untitled”, 2012

Fotografia, Impressão a jacto de tinta sobre paapel de Algodão
80x100cm


 

Sérgio Belinchón foi o sexto artista convidado a realizar uma obra especificamente para ser difundida por email pelo EMPTY CUBE. Esta peça é originalmente uma fotografia impressa com a seguinte ficha técnica: Untitled, de 2012, com as medidas 80 x 100 cm, impressa a jacto de tinta sobre papel de algodão, numa tiragem de três exemplares numerados e uma prova de artista.
A imagem que o artista escolheu para este projecto é exemplificativa do seu trabalho sobre a paisagem e essencialmente sobre a arquitectura, numa perspectiva em que a cidade representa um tema que o artista trata de uma forma paradoxal. Reconhecemos nessas imagens objectos urbanos, muitas vezes isolados da presença humana, como lugares utópicos que resgatam a actividade humana mas simultaneamente reificam a sua ausência.
A obra escolhida para este projecto é aparentemente uma fotografia de arquitectura, uma composição quase pictórica no que respeita ao tratamento da cor e dos elementos que a compõem. A imagem revela uma construção arquitectónica modular que parece inacabada, como se esta estrutura aguardasse um tempo próprio para ser habitada e utilizada numa função que desconhecemos. A noção de paradoxo na obra de Belinchón está também aqui presente, dado que a mancha verde ajardinada e regular lhe confere uma aura urbana e quotidiana, em contraponto com a malha da estrutura de betão: uma grelha austera e despida de qualquer referência que nos situe no espaço e no tempo.

João Silvério
2017